C/2024 G3 (ATLAS) está visível no céu durante a segunda metade do mês de janeiro
O cometa C/2024 G3 (ATLAS) deve ser o mais brilhante de 2025 e já está visível no céu durante a segunda metade do mês de janeiro.
O fotógrafo Gabriel Zaparolli, especializado em astrofotografia, fez alguns registros da passagem do cometa pelo sul do Brasil logo após o pôr do sol, melhor momento para tentar avistar o corpo celeste no céu. As fotos estão na galeria acima.
Neste final de semana, enquanto tentava fazer mais registros do cometa na cidade de Jaquirana, no Rio Grande do Sul, Zaparolli conseguiu capturar em vídeo o brilho do C/2024 G3 (ATLAS) no céu e o brilho dos vaga-lumes que piscavam no local.
Os cometas são grandes corpos feitos de poeira, pedras e gelo, restos da formação do nosso Sistema Solar, que ocorreu há mais de 4,6 bilhões de anos. Conforme o cometa se aproxima do Sol, o gelo e a poeira começam a vaporizar, atingindo o estado gasoso e formando a cauda do cometa.
Como observar o cometa C/2024 G3 (ATLAS)?
O cometa pode ser avistado no céu do Brasil todo com o auxílio de binóculos a partir da segunda quinzena de janeiro.
O melhor momento para tentar observá-lo é logo após o pôr-do-sol, próximo à linha do horizonte, na direção oeste, entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral.
Confira também aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Leave a Reply